Monday, November 27, 2006

 

"RAGE"

Raramente vejo televisão ou vou ao cinema mas é curioso que, nos últimos tempos, recordo-me amiúde do filme "Rage", protagonizado pelo actor "Michael Douglas", da forma como ele lidou com toda a raiva contida pela impotência de gerir múltiplas situações.
Também me lembro de uma série, cujo nome me escapa, mas em que um grupo de pessoas "banais", com as mais diversas profissões (um deles era juiz), à noite tratava de repor a justiça e a ética...
Não tenho comportamentos compulsivos nem desviantes, mas...estou farta!


"No mundo tudo são ilusões, tudo é sempre mais ou menos como nós queremos, pois somos nós que criamos o nosso próprio mundo. E todas as personagens, todos os acontecimentos da nossa vida estão ali porque os criámos, por isso, aquilo que queremos fazer com eles só depende de nós..." (Richard Bach)

Vivemos num mundo e num país em que os atropelos à dignidade são tão constantes e de tal forma despudorados, que poucas alternativas restam às Pessoas de Bem...
Nenhum princípio parece restar, nenhuma barreira parece travar os medíocres, oportunistas, corruptos, assassinos e afins...Tudo lhes é permitido e de tudo saiem impunes (alguns até são galardoados e condecorados)...


"A tua única obrigação durante toda a tua existência é seres verdadeiro para contigo próprio." (Richard Bach)

E não adianta, não sou politicamente correcta!
Não gosto de mediocridade nem de falta de carácter, não gosto de pequenez e odeio a injustiça! Faz-me alergia a prepotência e o despotismo...Nasci e morrerei contestatária e inconformista!
Bem sei que posso tornar-me eremita, ou procurar uma ilhota desabitada para me instalar, já que quem está mal muda-se...mas também não gosto que se fiquem a rir de mim, nem tenho o hábito de "meter o rabinho entre as pernas" e fugir...não sou eu (e tantos outros) que estou errada, por isso, os reles que se danem e os bravos que lutem!

"Nunca te ofereceram um desejo sem te darem ao mesmo tempo o poder de o tornares realidade. Contudo, é possível que tenhas de lutar por ele." (Richard Bach)

"Cada um de nós é uma ideia ilimitada de liberdade...E o paraíso não é um lugar nem um tempo. O paraíso é ser perfeito. E a perfeição não tem limites." (Richard Bach)

Thursday, November 23, 2006

 

APELO!

"Construí a minha casa sobre o nada,
É por isso que o Mundo inteiro é meu"
Goëthe

Certamente já todos começámos a pensar no nosso Natal, até sugestionados pelas montras, que cada vez mais cedo apelam ao "consumismo inerente à época".
Confesso que, para mim, o Natal é uma das mais belas épocas festivas por tudo o que lhe está associado (excepto o consumismo), independentemente de se professar ou não um credo religioso. Mas o que é um facto é que nesta altura o Ser Humano quase que regressa às origens e fica mais...Humano. Sei igualmente que é um período fértil em peditórios...alguns até infundados...

Mas o que vos venho pedir é que sejam solidários, se puderem, com algo que não tem projecção, nem evidência, algo que é uma gota no Oceano e não aparecerá certamente em nenhum dos media...mas não custa e pode tornar mais doce o Natal das meninas (0 aos 18 anos) do Orfanato de DªMaria (Estrada que vai de Caneças a Sintra, perto de Vale de Lobo/Telhal) e dos meninos (0 aos 18 anos) do Orfanato de Caneças (perto do Largo Principal). Ambos pertencem às Irmãs Católicas da Ordem da Imaculada Conceição e Santo António. Vivem com grandes dificuldades e precisam de quase tudo: desde os artigos de higiéne pessoal, de higiéne doméstica, artigos escolares, brinquedos, tintas, roupas e alimentos (um simples chocolate faz aqueles miúdos felizes) até às ferramentas e medicamentos. As Irmãs não são efusivas mas são duma dedicação extrema aos seus meninos (não verão certamente "meninos mendigos").
Telefonem antes e vão lá! Estou certa que não mais deixarão de o fazer!
Eu faço-o há treze anos! E os meus filhos acompanham-me desde que nasceram... Desde que o comecei a fazer, a minha Consoada passou a ter outro Sabor e outra Cor!
Bem hajam!

 

"PÁSSAROS FERIDOS"...de Colleen McCullough

"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para o ouvi-lo e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento...Pelo menos é o que diz a lenda.
(...)
O pássaro com o espinho cravado no peito segue uma lei imutável; impelido por ela, não sabe o que é empalar-se, e morre cantando. No instante em que o espinho penetra, não há nele consciência do morrer futuro; limita-se a cantar e canta até que não lhe sobra vida para emitir uma única nota. Mas nós, quando enfiamos os espinhos no peito, nós sabemos, compreendemos. E assim mesmo fazemo-lo!"

Dedicado a todos os que estimo e que continuam, em consciência, a enfiar os espinhos no peito...

Sunday, November 19, 2006

 

HOMENAGEM A...ANA MARTINS

"AUTISTA, QUEM...? EU?"
Autoria de Ana Martins,
Editora - Livros&Livros

A Ana é, para todos vós, uma ilustre desconhecida, mas para mim, mais do que uma Amiga é uma verdadeira "Mãe Coragem".
A Ana teve a benção de ter um filho especial: o Pedro! Há 17 anos atrás, após o diagnóstico feito, o pai do Pedro abandonou-os por achar que os seus genes jamais criariam um "deficiente". A Ana, ergueu a cabeça e, multifacetada como é e profundamente apaixonada pelo seu filho, foi à luta!...A sua principal luta foi contra a ignorância e a indiferença...
Hoje, após 17 anos de uma vida dedicada a este filho maravilhoso, depois de vencer muitas batalhas e um ano e meio depois de, também as consagradas Editoras, lhe terem batido com a porta na cara, vê algum do seu mérito reconhecido pela Editora que aceitou publicar o seu fascinante e apaixonante livro. As apresentações públicas são normalmente feitas pelo "Grande Lobo Antunes" e pela "Grande Ana"!
O livro, (que está à venda em todas as livrarias, com um preço de capa de 9,95£) é empolgante da primeira à última página e, mais do que emocionar-nos ou divertir-nos, consegue fazer-nos ver a vida com outros olhos, dá-nos a capacidade de relativizarmos tudo e de atribuirmos a devida importância ao que realmente importa, mas sem dramatismos.
Comprem-no porque é um excelente livro!... e comprem-no pelo Pedro, pela Ana e por todos vós!
Bem hajam!

Tuesday, November 14, 2006

 

HOMENAGEM A...ANTÓNIO ALEIXO

Homem singelo, que a simplicidade tornou Grande!

"Contigo em contradição
Pode estar um grande Amigo,
Duvida mais dos que estão
Sempre de acordo contigo!"
António Aleixo

Thursday, November 09, 2006

 

VIOLAÇÃO

"VIOLAÇÃO", de acordo com qualquer dicionário será sinónimo de acto ou efeito de violar (violentar, forçar), profanação (tratar com desprezo o que é sagrado), estupro (atentado consumado com violência, cópula forçada), atentado (crime grave)...
Se em teoria já é chocante, imagine-se o que é sofrer na pele (e no espírito) tamanha barbárie.
Todos nós, ao longo da vida vamos sendo violentados, em pequenas doses, em pequenas partes...e dói que se farta!...
Quanto mais ser brutalizado até ao mais ínfimo poro, ver a alma devassada, ser tratado pior que um qualquer invólucro e, se se tiver o azar de sobreviver, ser até massacrado na memória para todo o sempre...

Este "post" é dedicado aos milhões de vítimas violadas...E, por favor, não se calem (por muito que doa), não compactuem com o vosso agressor e, com o vosso silêncio, para a impunidade do mesmo.
É também uma homenagem às vítimas que ousaram sair do anonimato e "apontar o dedo" a quem as profanou, mesmo quando a justiça dos homens nada ou pouco fez...A ti, Teresa!


VIOLAÇÃO

Vandalizado o corpo e a alma,
Ignorada a sua dor, é a impotência!
Os gritos guardados mas não esquecidos...-
Lágrimas de sangue lembram a violência,
A hora do abandono entre gemidos
Calados, por mãos imundas, ultrajantes...-
Acreditar numa justiça de surdos
Ou na lei dos oprimidos que se fazem fortes?!
Helena Silva
(Revisto em Nov de 2006)

Wednesday, November 01, 2006

 

VIAGENS NA ALMA E NO SER... "PLENITUDE DE SER!"

PLENITUDE DE SER!


O que procuro em cada relacionamento,
São aventuras...são um momento...
Para depois as viver sózinha
Numa memória que é só minha;
São instantes de uma imortalidade,
Presentes na minha vida rica em encenação,
Para eu saborear com originalidade
Na plenitude da solidão!

Podeis chamar-me louca
Pelas palavras proferidas pela minha boca,
Podeis considerar-me insana
Pela coragem que de mim emana...
Mas o que vos faz sofrer
É não poderem anular esta força de ser,
Este meu bem querer,
Esta fúria de viver
E esta certeza de vencer!
Helena Silva

This page is powered by Blogger. Isn't yours?