Monday, October 30, 2006

 

O CÉU DA POBREZA

Completei recentemente 39 anos.
Foram anos intensos, todos eles... Uns bem vividos, outros penosos, mas todos importantes.
Sei que cada dia fico mais sábia, porque cada dia aprendo com a vida e com os outros, mas quanto mais sei mais me angustio com o mundo que deixo por herança aos meus filhos e aos filhos dos outros.
Há algum tempo o meu "patrão" convidou-me a participar naquilo que algumas Empresas apelidam de "Marketing de Charme" - Chamaram-lhe "Vôo contra a Pobreza" e consistia em fazer um baptismo de vôo a crianças carenciadas, proporcionar-lhes uma experiência única (tão banal para milhares de outras). Aceitei e fiz o vôo mais bonito e mais doloroso da minha vida - o olhar daquelas crianças transmitiam tantas emoções e contavam tantas histórias...
Certamente foi um dia feliz para elas e isso devia bastar-me! Mas não passa um dia que não os recorde, que não me questione como estará cada um deles...
E no final de cada vôo, ao ver os milhares de toneladas de alimentos que são destruídos, que as Companhias de Aviação e as Empresas de Catering não distribuem, por causa dos problemas que daí podem advir, não posso deixar de perguntar onde está o "Voo contra a Pobreza"?

Publico um texto escrito por uma menina de oito anos, da Costa Rica (que também podia ter sido escrito por uma criança da Costa de Caparica ou doutro qualquer lugar, podia ter sido escrito pelos meus filhos, pelos teus, por um irmão ou vizinho)e que me comove pela ternura e beleza que só são possíveis porque advêm da simplicidade e da inocência de uma criança, que apesar da fome, consegue sonhar...


"O CÉU DA POBREZA"

Na minha casa há dois quartos,
duas caminhas, uma só janelinha,
e um gato branco.

Na minha casa comemos só à noite
quando o papá volta para casa
com o saquinho cheio de pão
e peixe seco.

Na minha casa somos todos pobres
mas o papá tem olhos azuis,
a mamã tem olhos azuis,
meu irmão tem olhos azuis,
eu tenho olhos azuis,
e o gato também tem olhos azuis.

Então,
quando nos sentamos à mesa
a nossa casa parece um céu azul..."

Comments:
Enternecedor e chocante!
É esta tua capacidade de indignação que me deslumbra. É esta tua capacidade de ver, além do que é mostrado, que me faz acreditar que, apesar dos muitos erros, a minha geração fez alguma coisa de boa também, ao gerar PESSOAS COMO TU!
Obrigado por saberes tocar a nossa consciência.
Um abraço
 
Humildemente curvo-me perante a solidariedade das tuas palavras e o imensão ser humano que revelas ser.
Que força tem esse poema da menina e que verdade encerra. Gostaria de comentar mais, mas não sou capaz…angustio-me, revolto-me, enfureço-me contra uma classe política irresponsável, que almeja mais a obra pública que a obra social.
Nas minhas angustias pergunto-me amiúde onde param as crianças que vi e ouvi chorar na Bósnia…fecho os olhos e só vejo os fatos luzidios dos políticos em contraste com a ausência de expressão no olhar dos que me olharam em busca da salvação e eu não era Deus.
Beijo
 
........é assim mesmo a realidade nua e crua, temos de nos empenhar para lhes proporcionar um voar seguro até serem adultos, homens e mulheres de plenos direitos e conscientes das suas obrigações, isso só se consegue com um trabalho árduo e diário..........

Beijinhos e bom dia
 
Dói, dói profundamente! Mas pensa que, pelo menos, as crianças foram felizes e na sua memória têm uma experiência para contar... depois... depois importa viver fazendo o possível para mudar essa realidade... e há quem se IMPORTE! E já somos MUITOS! (passei para te conhecer... voltarei...)
 
Simplesmente Magnífico!
Também comovente. Muito!
Um alerta, mais um, para que as nossas crianças não sofram. Venham mais! Enquanto houver crianças a sofrer, nunca serão demais.
Beijos
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?