Sunday, October 09, 2016

 

“Fique em silêncio...”

“Fique em silêncio...”

"Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interior. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser."
Texto Taoista
Hoje estou como o tempo...de temporal! Mas fascinada pela inequívoca força da natureza à qual todos nos rendemos, na nossa insignificância. Aqui, na falésia, olho o mar e percebo que a quietude também existe no turbilhão de águas revoltas. Por um breve instante, ela existe. E penso no texto taoísta “Fique em silêncio...”
Rodeada de pessoas que falam, falam e falam só porque têm voz, sem nenhum objectivo além desse, falam deslumbradas com a vibração das suas palavras nas cordas vocais, mesmo que sem nexo...falam tanto e pensam tão pouco...falam tanto e escutam tão pouco...falam tanto e aprendem tão pouco...falam tanto e maravilham-se tão pouco...e na vida todos somos instantes...preciosos, únicos, como gotas de água no deserto ainda que numerosos como as gotas num oceano.
Fiquei em silêncio, procurando cultivar o meu próprio poder interior. Talvez não seja necessário isolar-me do mundo, apenas escutar. Escutar-me. Conhecer-me, antes de esperar que todos os outros me conheçam e saibam minúcias da minha vida que ninguém perguntou, que não importam a ninguém para além de mim.
Respeitar a vida de tudo o que existe no mundo. Sim. Há outros seres vivos no mundo, tão importantes quanto eu, ou tu. Todos merecem respeito e todos são importantes.
Não quero impressionar ninguém, não quero ser maestrina nem busco mestre, quero apenas a quietude do instante e o sentido da vida. Neste instante, o sentido da vida, sou eu, esboço humano recortado contra o céu cinzento, numa falésia olhando em silêncio o mar revolto, agitada pelo vento feroz, certa da minha insignificância na paisagem e no mundo, mas parte integrante dela...e tudo faz sentido!
Bom domingo!

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?